Federação para a Paz Universal – FPU

Associação Internacional dos Parlamentares para a Paz – AIPP

Assembleia da República Portuguesa – 13-04-2018

Em Ritual na Casa Sagrada, Uma Lisan Laklo Mantelo, set/2014

Tal como Diógenes de Sínope, andava eu a procura da Liderança Nacional e de Líderes Nacionais quando Dr. Sérgio Vieira me convidou para “International Leadership Conference”, organizada por Universal Peace Federation (UPF/FPU), Londres, Inglaterra, 7-9set2016.

Aceitei o convite a título pessoal e não em representação da PISCDIL (Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona ou, abreviando, Plataforma da Diáspora Lusófona), da qual sou Presidente da Direção. Foi-me, então, atribuída a honra e a missão de Embaixador de Paz.

“A FPU (Fundação para a Paz Universal) foi fundada pelo Ver. Dr. Sun Myung Moon  sua esposa Sra. Hak Ja Han Moon a 12 de setembro de 2005 como uma aliança global de representantes das religiões, académicos, política, sociedade civil e de organizações governamentais e não-governamentais para alcançar um mundo de paz. O seu objetivo é um mundo unificado no qual todos os membros da família humana vivam e trabalhem em harmonia, co-prosperidade e respeito mútuo, com um compromisso partilhado de cooperação através da boa governança.”

Em 13abr208, teve lugar em Portugal, na Assembleia da República, a Conferência Inaugural subordinado ao tema “Perspetivas par a Paz sustentável na Europa e no Mundo: a responsabilidade dos Parlamentares”. Teve como objetivo particular a fundação da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS PARLAMENTARES PARA A PAZ (AIPP) em Portugal.

“Iniciado em Fevereiro de 2016 na Assembleia Nacional em Seul, Coreia, depois em Setembro de 2016 na Europa, no Parlamento britânico, o AIPP já foi lançado em mais de 70 países, com o apoio de parlamentares de todo o mundo. Muito recentemente, em Janeiro de 2018, convocado pela FPU no Dakar, Senegal, o AIPP foi lançado a nível continental, como parte da “Cúpula da África para a Paz, a Segurança e o Desenvolvimento Humano”, e contou com a participação de 1200 parlamentares, líderes religiosos e governantes tradicionais de todas as nações africanas.”

Para o conhecimento de todos os interessados, transcrevemos o Relatório do evento de 13abr2014, partilhado pelo Presidente Nacional da FPU, Dr. Sérgio Vieira e sua equipa: