PISCDIL – Relatório de Actividades: 1976-2020

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

PISCDIL – Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona.

Englobando, Diáspora e Interior: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste/Lorosa?e, Goa/Damão/Diu, Macau, Galiza – Academia Galega da Língua Portuguesa.

Actualizaão: 1976-27set2010 – 31dez2017 – 2020 ss.

ANTECEDENTES

(Apenas algumas atividades mais significativas)

– 1976: Antecedente inicialmente pessoal, mas ao serviço de todos daqueles irmãos que, constrangidos pela guerra civil, provocada pelas lutas partidárias sedentas do poder, se viram obrigados a abandonar a Mãe-Terra, alguns para regressarem depois e outros para viverem definitivamente no exterior – DIÁSPORA TIMORENSE, que, então, eu chamava “Folhas Soltas”. Com a independência nacional em 20 de maio de 2002, a DIASPORA TIMORENSE faz parte integrante da Constituição Nacional Timorense: Artigo 22.º (Timorenses no estrangeiro) Os cidadãos timorenses que se encontrem ou residam no estrangeiro gozam da protecção do Estado para o exercício dos direitos e estão sujeitos aos deveres que não sejam incompatíveis com a ausência do país.” Construir uma POLÍTICA DE DIÁSPORA, enquanto parceira de sustentabilidade da: Viabilidade, Estabilidade, Capacidade e Qualidade da INDEPENDÊNCIA NACIONAL. Para que as “Folhas Soltas”, ao morrerem, possam gerir nova vida para a Mãe-Terra e o Pai-Céu.

– 1983-1985 – Juntamente com os Quadros Timorenses (AT) então existentes em Portugal, fundamos a Associação Timorense, tendo como objectivo estatutário ( Artigo 4º d)), a formação de Quadros qualificados, englobando diáspora e no interior. Oportunamente será publicado uma filmagem da RTP, registando um dos momentos importantes do EVENTO histórico.

– 1998, 23-27abril – 1ª Convenção Nacional Timorense em Peniche, Portugal, e elaboração do Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento (PED) de Longo, Médio e Curto Prazo.

– 22set2010: Encontro da AADB (Associação Apoio à Diocese de Baucau) e AT com D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, Timor Leste/Lorosa’e – Solicitação do Prelado, representando a Igreja em Timor, para se desenvolver em Portugal o Projeto de Formação da Nova Liderança Timorense. Projeto denominado “Projeto Maubisse – Timor L/L”, um projeto conjunto da Igreja, Estado e Sociedade Civil.

– Constituição da Comissão Organizadora de Conferências e Congressos (COCC TD2012

– 22set2010 – 19nov2010: Elaboração e aprovação do “Projecto de Formação em Liderança e Chefia (FLC)” por Alberto Araújo e Joana Araújo, sua aprovação por D. Basílio do Nascimento e sua apresentação ao então Presidente da Academia das Ciências de Lisboa e de Instituto de Altos Estudos, Prof. Doutor Adriano Moreira.

PISCDIL – Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona

– 19nov2010 – Audiência e apresentação do Projeto FLC (Formação em Liderança e Chefia) ao Prof. Doutor Adriano Alves Moreira, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa e Presidente do Instituto de Altos Estudos.

– Até 31jan2012: Reuniões e conferências na Universidade Lusófona, Centro Social Paroquial do Calhariz de Benfica, Colégio Universitário Pio XII.

– 31jan2012 – Audiência e apresentação do Projeto FLC ao Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, Lisboa.           31jan2019 (7º Ano de caminhada)

– 20jun2013 – Audiência e apresentação do Projeto FLC ao Prof. Doutor e Deputado Narana Coissoró, Deputado e Professor do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, às 10h30. Objetivo:  Envolvimento de Goa/Damão/Diu no projeto PISCDIL.

– Até 19jul2013: Reuniões, conferências, etc. na Universidade Lusófona de Lisboa, Centro Social Paroquial do Calhariz de Benfica e Colégio Universitário Pio XII; incluindo a Reunião com o Conselho da Diáspora Portuguesa, 11jul2013, às 11h00.

Quase todas as sessões estão gravadas com vídeo-câmara.

– Calendarização do Primeiro Congresso da Sociedade Civil da Diáspora Timorense para 20-22set2013 – Não foi realizado, dada a constatação de não reunião de condições necessárias.

– 19jul2013, 17h00-18h30: Primeiro encontro das associações da diáspora lusófona, na Universidade Lusófona de Lisboa, 17h00-18h30, com a presença de representantes de: Angola (Dr. Zeferino Boal, representando Dra. Susete Antão);  Brasil (Dr. Ricardo Amaral Pessôa); Cabo Verde (Eng. Alberto Rui Machado); Guiné Bissau (Dr. ?); Moçambique (Dr. Delmar Maia Gonçalves); Portugal (Dra. Elisabete Lourenço, em representação do Reitor da Universidade Lusófona de Lisboa, Prof. Doutor Manuel Damásio); São Tomé e Príncipe (Dr. Luís Trindade); Timor L/L (Presidente da Associação Timorense Alberto Araújo); Macau (Dr. Mário Matos); Goa/Damão/Diu (Dr. Valentino Viegas).

. Evento gravado com vídeo-câmara, podendo oportunamente ser visionado.

– 23-25ago2013 – Apresentação do Projeto Maubisse aos bolseiros timorenses, edifício dos Salesianos no Campo de Ourique, Lisboa, em coordenação com Adido da Educação, Embaixada da RDTL em Lisboa.

– Evento registado com vídeo-câmara, podendo oportunamente ser visionadas aS conferências e intervenções dos participantes.

– 07set2013 – Conferência Internacional – “Educação, Cultura e Valores”, organizada pelo Ciclo de Escritores Moçambicanos da Diáspora (CMED), Presidente Dr. Delmar Maia Gonçalves, Vinhais Clube Desportivo, São Domingos de Rana, Cascais.

– 20set2013,16h00: Reunião com Presidente do Observatório da Língua Portuguesa, Eng. Eugénio Anacoreta Correia, Fundação da Cidade de Lisboa, Campo Grande, às 16h00. Apresentação do Projeto Primeiro Congresso da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona (I CDIL).

– 14out2013, 15h00: Reunião com Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD). Apresentação da PISCDIL, tentando parcerias.

– 13jan2014, 18h30; 23jun2014, 19h00; 15dez2014, Instalações AFAP e outros locais: Reunião com Plataforma Ativa da Sociedade Civil (PASC). Envolvimento da PASC no Projeto Maubisse.

– 06fev2014, 10h30: Reunião com Instituto Camões. Apresentação do Projeto PISCDIL.

– 14fev2014, 17h00: Reunião com Pe. António Colimão, Pároco da Igreja de S. Francisco Xavier, Algés. Envolvimentos de Goa/Damão/Diu na PISCDIL.

– 03abr2014, 10h00; 18abr2014, 10h30; 22abr2014, 10h0; 27mai2014, 11h00; outros encontros de trabalho: Reunião com Universidade Católica, Centro de Estudos de Filosofia, Prof. Doutor Mendo Henriques e o grupo. Seguimento de um Guia de Cidadania Lusófona.

– 19ago2014 a 25set2014, em Timor L/L: Constituição de um Grupo Parceiro da PISCDIL, aproveitado o tempo de Celebrações Rituais e Sociais, na continuidade/resiliência dos tempos antes da chegada dos Portugueses.

– 27nov2014, 14h30-17h30; outros encontros de trabalho (26fev2015, 18h00): Reuniões com CEFI, Universidade Católica: Europe Global Values 2020. Tentando apoios, parcerias e financiamento para PISCDIL. Candidatura final, assinada pela ACL, Prof. Doutor Adriano Moreira.

– 27jan2015, 10h30: Solicitação ao Professor Doutor Adriano Moreira para a elaboração do CURRÍCLO da Formação em Liderança e Chefia. Concordando, passa a ser designada Formação em Liderança e Cidadania, ou mais especificamente, Formação em Liderança Nacional e Cidadania (FLNC).

– 03abr2015: PISCDIL – Passagem do Plano A (representação de associações da diáspora lusófona) para Plano B (representação a titulo individual da sociedade civil da diáspora lusófona).

– 10abr2015, 18h00: Em busca de parcerias para PISCDIL– Com Dr. Carlos Marques e Francisco Rêgo, Instituto Português para Desenvolvimento (IPD) e Universidade Católica, Restaurante Pastelaria Califa, Lisboa.

– 20fev2015, 16H00 – Estudantes lusófonos da Universidade Católica Portuguesa (UCP); 05mar2015, 15h00 – com Gilson Baia e colegas da Universidade Nova de Lisboa; 12mar2015, 15h00 – com Oli Pedro, UCP; 16mai2015, Biblioteca de Odivelas – com Júnior (Januário Júnior Gonçalves Ceita, São Tomé e Príncipe, Mário Júnior, relacionados com Oli Pedro). Júnior tornou-se uma ponte determinante para o futuro Protocolo entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Fundação Atena/Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, pondo-nos em contacto com Prof. Dr. Liberato Moniz. Júnior organizou o encontro com os estudantes lusófonos de Coimbra (ver 22ago2015).

– 30mai2015: Pró-Ordem dos Professores, Federação Portuguesa dos Professores – Hotel Vila Rica, Lisboa. 11h00, Conselho Geral Pró-Ordem; Almoço; 14h30, VI Congresso Nacional Pró-Ordem. Apresentação da PISCDIL, tendo em vista uma parceria. A partir de então, temos recebido regularmente emails da organização.

– 04ago2015, 11h00: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre Academia das Ciências de Lisboa e Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart, representado por Prof. Dr. Pe. Domingos Alves.

– 22ago2015: Deslocação a Coimbra – Encontro com os estudantes lusófonos da Universidade de Coimbra, organizado por Januário Júnior.

– 10set2015, 10h30: Sede da Fundação AMI, com Dr. Fenado Nobre. Posterior assinatura de Sócios Fundadores da PISCDIL.

– 23set2015, 10h00 – Reunião com Prof. Dr. Liberato Moniz, Presidente da Fundação Atena, preparando a futura assinatura de protocolo entre ACL e Fundação Atena/Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe.

– 02out2015: Elaboração do documento para Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Fundação Atena e Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, levado por Prof. Dr. Liberato Moniz, para ser estudada e discutida com a Reitora da Universidade, e assinada pela Professora Doutora Maria Fernanda Pontífice. Assinatura final do Protocolo: 21jan2016 (ver).

– 06out2015, 15h00: Reunião com Fundação Oriente, Museu do Oriente, Alcântara, com Dr. João Amorim. Em busca de parceria e apoio para PISCDIL e seus objetivos.

15out2015, 10h00: Fundação Calouste Gulbenkian, audiência com Dra. Maria Hermínia Cabral – Apresentação da PISCDIL e Formação em Liderança Nacional e Cidadania, em cooperação com a Academia das Ciências de Lisboa.

– 19-21nov2015: Primeiro Congresso da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona (ICDIL) – Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

– 21dez2015, 15h00: Registo da PISCDIL – Instituto de Registo Nacional de Pessoas Coletivas (IRNPC), Lisboa.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

– 05jan2016: primeiro telefonema ao Prof. Doutor Tolentino Corsino, membro da ACL (?) e fundador da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV). Preparando Assinatura de Protocolo de Cooperação (vindo a ser efetuada em 20abr2017 – ver).

– 21jan2016, 15h00: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Fundação Atena e Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe.

– 30jan2016, 15h00: Lançamento da Revista Bue Fixe, Casa Internacional de São Tomé e Príncipe. Descoberta da Dra. Zakyia Mamad, que tornou possível a futura Assinatura e Protocolo entre PISCDIL e APQ (Associação Portuguesa para Qualidade) – Ver 28abr2016.

– 18fev2016, 11h00: Primeira Reunião com Reitor da Universidade Aberta – Prof. Doutor Paulo Dias e Dra. Rosa Sequeira, CEMIR. A Direção da PISCDIL presente: Dr. Ricardo Amaral Pessôa, Dr. Manuel dos Santos, Dra. Maria Dovigo (Galiza). Assunto: Biblioteca Virtual/Digital da PISCDIL.

– 21mar2016: Abertura da Conta Bancária da PISCDIL – Banco Millenium BCP. Agência Centro Comercial Colombo. NIB: 0033-0000-45481534892-05; IBAN:  PT50-0033-0000-45481534892-05.

– 22mar2016, 15h00: Reunião PISCDIL e APQ (Associação Portuguesa para Qualidade), com Eng. António Ramos Pires, Presidente, e Dra. Zakyia Mamad. Preparação de condições para Assinatura de Protocolo de Cooperação.

– 28abr2016, 19h00: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre PISCDIL e APQ. Casa Internacional de São Tomé e Príncipe, com jantar dos presentes.

– 23mai2016-21jun2016: Presidente da Direção PISCDIL – Em Timor L/L.

– Criação do Centro Coordenador e de rede de Núcleos de Formação em Liderança Nacional e Cidadania (FLNC). Reuniões em Dili, Aileu e Baucau.

– Condições logísticas e outras para o funcionamento da FNLC.

– Audiências e apresentação da PISCDIL e da FNLC com o Governo de Timor L/L:

* 10jun2016, 08h30: Presidente da RDTL (República Democrática de Timor Leste), Tahur Matan Ruak.

* 13jun2016, 11h00: Primeiro Ministro, Dr. Rui Maria de Araújo.

* 16jun2016, 08h30: Ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro da Educação, Dr. António Constâncio.

* 16jun2016, 11h00: Novo Bispo da Diocese de Dili, D. Virgílio

* 16jun2016, 14h00(?): Ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Dr. Constâncio Pinto

* 17jun2016, 13h00: Ministério dos Negócios Estrangeiros – Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Roberto Sarmento de Oliveira Soares.

– 26jul2016: Com Dr. Ricardo Amaral Pessôa, início de contato telefónico e email com Brasil, André Moro. Em busca de um promotor e de uma Instituição Formadora para Assinatura de Protocolo de Cooperação com ACL.

– 22ago2016: Contato telefónico com Reitora da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe. Seguimento da Assinatura de Protocolo de Cooperação com ACL.

– 30ago2016, 11h00; 16nov2016, 11h00; 21nov2016: Com Tenente-Coronel Carlos Rouco, Secção de Formação da Academia Militar, e Dr. Américo Ferreira, intermediário: Estudo da possibilidade Organização de DEBATES, no âmbito da Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania.

– 02set2016: Contato telefónico com Prof. Doutor Tolentino Corsino, que indica Prof. Doutor Jorge de Sousa Brito, enquanto Presidente da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV), com competência para avançar com o processo da Assinatura de Protocolo de Cooperação ACL-ACH-CV. Ver Assinatura do Protocolo, 20ab2017.

– 16set2016, 10h00: Audiência com Prof. Doutor Adriano Moreira. Entrega do Programa de Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania, sob forma da DEBATES.

– 20set2016, 11h00: Reunião com Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Prof. Doutor Manuel Meirinho e Coordenador da Área de Cooperação e Desenvolvimento, Dr. Pedro Abreu. Presente representante da Casa de Moçambique, Dr. Enoque João. Em busca de uma Sede para PISCDIL e de parceira no âmbito do Programa de Formação Não-curricular, através da organização conjunta de DEBATES, com o envolvimento do Professores e Alunos.

– 22set2016 12h00: Reunião com Associação para Desenvolvimento Económico Empresarial (ADEE), Secretário Executivo Zahir Habibo, Dr. Miguel Pipa e Dr. Na qualidade de apresentante da PISCDIL, possibilitou o encontro Eng. António Ramos Pires, Presidente da Direção da Associação Portuguesa para Qualidade (APQ). Em busca de apoio, parceria e financiamento.

– 30set2016, 10h30: Reunião com a Diretora da Obra Católica Portuguesa (OCP), Dra. Eugénia Quaresma, Quinta do Cabeço, Olivais. Em busca de contatos de lusófonos espalhados pelo mundo – comunidades, paróquias, organizações, famílias e indivíduos – tendo como objetivo os objetivos fundantes da PISCDIL: “Troca de informações/notícias/mensagens/experiências. Coordenação de ações”

– 13set2016, 16h00: Continuação da reunião de 20set2016, com a hierarquia do ISCSP – com a presença de Dr. Enoque João, Presidente da Casa de Moçambique, e de Dr. Edson Macuácua, Presidente da Primeira Comissão (Comissão dos Assuntos Constitucionais Direitos Humanos e Legalidade da Assembleia da República de Moçambique. Assunto: Parcerias, protocolos de cooperação no âmbito de Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania.

– 31out2016: Solicitação de audiência com Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins. Em busca de financiamentos, parcerias e protocolo no campo da Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania.

– 09nov2016, 15h00: Audiência com Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Diretor Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Apresentação da PISCDIL e seus objetivos – Formação em Liderança Nacional e Cidadania. Para dar continuidade: apresentação pela PISCDIL de objetivos mais detalhados e operacionais.

– 02nov2016: Solicitação de audiência com a nova Reitora da Universidade Católica Prof. Doutora Isabel de Oliveira C. Gil.

– 06nov2016: Contato, via email, com Presidente da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV). Apresentação da PISCDIL e seus objetivos – Formação em Liderança Nacional e Cidadania. Proposta e solicitação de parcerias e protocolos.

– 07nov2016: Contato, via email, com Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins – solicitando o favor de, por ocasião da sua deslocação a Moçambique, desenvolver diligências no sentido de se encontrar uma Instituição Formadora capaz e disposta a assinar um protocolo com a Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito do projeto de Formação em Liderança Nacional e Cidadania.

– 08dez016, 11h00: Encontro de trabalho com Dr. e Formador José Águas, indicado por Dra. Zakyia Mamad da Associação Portuguesa para Qualidade (APQ). Assunto elaboração do Orçamento do Programa da Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania, tendo como objetivo corresponder à solicitação do Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, na audiência atrás referida.

– 09nov2016: Solicitação de audiência com o Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

. Audiência realizada em 18jan2017 (ver a Ata)

– 13dez2016: Contato, via email, com Reitor da Universidade do Algarve. Solicitação de audiência para apresentação da PISCDIL e seus objetivos, tendo em vista parcerias e protocolos de cooperação.

– Audiência realizada em 13jan2017, com a Pró-Reitora Prof. Doutora Gabriela Schütz. Audiência gravada em vídeo-câmara e com fotos, registos que foram enviados em pen, via correio normal, em 13fev2017.

-13dez2016: Solicitação de audiência com a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dra. Carla Tavares, tem em vista: uma Sede para PISCDIL, relacionada com a antiga Sede da Associação Portuguesa para Qualidade (APQ); e, associado à Sede, um Centro Desportivo Lusófono.

– 16dez2016: Solicitação de Audiência com Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues. Apresentação da PISDIL e seus objetivos no âmbito da Língua Lusófona – Dicionário, Gramática, Manual e contatos permanentes através de textos de apoio, noticias, etc.

. Audiência realizada em 02mar2017, Av. 5 de outubro, 12º, com Secretário de Estado da Educação, Dr. Jorge Sarmento Morais, e com a presença dos membros da Direção da PISCDIL e do Eng. António Ramos Pires, Presidente da Direção da Associação Portuguesa para Qualidade (APQ), com a qual foi assinado um Protocolo de Cooperação). (Ver Ata).

– 16dez2016: Solicitação de audiência com Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, tendo como objetivo a apresentação da PISCDIL e dos seus objetivos gerais e específicos.

– 20dez2016: Reunião com Prof. Doutor Lourenço Dias da Silva, Cooperate Business School (CBS) e Escola Superior de Gestão Corporativa e Social (ESGCS). Em busca de mais um intermediário para contactos com Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira, tendo presente a Universidade de Zambeze e tendo em vista parcerias e protocolos com a Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito da Formação Curricular, e com PISCDIL, no âmbito de Formação Não-Curricular. Tivemos, a seguir, mais duas reuniões para esclarecimento de questões.

– 23dez2016: Solicitação de audiência com Sua Eminencia o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, tendo como objetivo a apresentação da PISCDIL e seus objetivos e o papel da Igreja em Timor L/L, n âmbito do projeto de Formação em Liderança Nacional e Cidadania. Foi confirmada, através de contato telefónico, a receção do email.

– 23dez2016: Solicitação de audiência, via email, com Sua Alteza Real Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, também cidadão oficial timorense. Apresentação da PISCDIL e seus objetivos gerais e específicos.

– SOLICITAÇÃO DE AUDIÊNCIAS COM AS UNIVERSIDADES E INSTITUTO SUPERIORES, tendo em vista parcerias e protocolos no âmbito de Formação Não-Curricular, através de organização conjunta de DEBATES em torno de questões relacionadas; esclarecendo que é através destes DEBATES, que envolvem docentes, discentes e convidados, que os futuros líderes nacionais se irão afirmando, ao apresentar e defender os seus pontos de vista perante as questões nacionais e mundiais. Um formado pode ter um conjunto de diplomas de Licenciatura, Doutoramento, Espacialização, Pós-Graduação, mas se, perante uma questão concreta e premente, não for capaz contribuir positiva e qualitativamente, de nada servem os referidos diplomas:

. 26dez2016: Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Manuel da Cruz Serra.

. 26dez2016: Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor António Manuel Bensabat Rendas.

. 26dez2016: Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Prof. Doutor Manuel Meirinho, com apoio do Prof. Doutor Adriano Moreira, Presidente do Instituto de Altos Estuos (IEA) da Academia das Ciências de Lisboa (ACL). Foram realizadas duas reuniões (ver Audiências 27set2016).

. 26dez2016: Reitor do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, Prof. Doutor Luís Reto.

. 30dez2016: Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa, Prof. Doutor João Gabriel Silva.

. 30dez2016: Reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Prof. Doutor Mário Caneva Moutinho.

. 30de2016: Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sebastião Feio.

. 30dez2016: Reitor da Universidade do Mino, Prof. Doutor António Manuel Cunha.

31dez2017: Presidente do Instituto Piaget, Amada, Lisboa, Prof. Doutor António Oliveira Cruz.

. 05jan2017: Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira.

. 28jan2017: Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel António C. de Assunção.

. Reitor da Universidade de Coimbra

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017

– 15jan2017: Solicitação de audiência com a Embaixadora da República de Timor Leste em Lisboa, Dra. Maria da Paixão Costa. Tem por objetivo relatar a apresentação da PISCDIL já feita ao governo central e envolver, do ponto de vista político, a diáspora timorense no Projeto Maubisse – Formação de Liderança Nacional: um projeto que passou de timorense para ser das Comunidades/Estados e das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

– 24jan2017 – Solicitação de audiência com PM Dr. António Costa. A resposta foi rápida, mas para comunicar que a solicitação foi reencaminhada para o Ministério de Negócios Estrangeiros. Também daqui a resposta foi breve: através de um telefonema, dando início a todo o processo que culminou na audiência com o Secretário de Estado das Comunidades Dr. José Luís Carneiro, e, finalmente, com uma sessão presidida por um Secretário Adjunto do departamento.

– 04fev2017: Aproximações entre formandos timorenses e guineenses de Bissau: envio da lista de formandos timorenses, esperando a mesma resposta, reiterada em 16mar2017. O processo tem como objetivo permitir contatos diretos das Instituições Formadoras entre si, cabendo a cada uma gerir contatos interpessoais entre os formandos.

– 04fev2017, 06fev2017, 09fev2017, 11fev2017, no seguimento de vários anteriores logrados – Troca de emails com Dr. Alvimar Pinto e Dr. Marcelo Fraga Coelho, Universidade Espirito Santo, sem referir contatos telefónicos e via Skype.

– 26mar2017: Mensagem dirigida à Reitora da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, Prof. Doutora Maria Fernanda Pontífice, e ao Presidente da Fundação Atena, Prof. Doutor Liberato Moniz, solicitando lista de formandos em Liderança Nacional e Cidadania, possibilitando relações diretas e interpessoais com congéneres de Guiné Bissau e de Timor L/L.

– 26mar2017: Mensagem dirigida à Direção da Associação Uma Timor Salurik, Dr. Tiago Santana Cardoso, tendo como objetivo a apresentação do Projeto Maubisse, integrada na PISCDIL,  e tendo em vista parcerias e protocolos de cooperação.

– 06abr2017, 15abr2017: Elaboração final dos termos do Protocolo de Cooperação entre Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV).

– 18abr2017: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a ACL e ADH-CV, na Academia das Ciências de Lisboa, com a presença, por parte de Portugal, do Presidente da ACL, Prof. Doutor Artur Anselmo, do Presidente do Instituto de Altos Estudos da ACL, Prof. Doutor Adriano Moreira, da Secretária Geral da ACL, Prof. Doutora Maria Salomé Pais; por parte da ACH-CV, estiveram presentes o Presidente da ACH-CV, Dr. Jorge de Sousa Brito, a Presidente da Academia de Letras de Cabo Verde, Prof. Doutora Vera Duarte. Não podendo estar presentes os restantes membros da Direção, a PISCDIL foi representada por Dr. Ricardo Amaral Pessôa (Brasil), Drs. Sérgio Vieira e Rolando dos Reis Borges (Cabo Verde), Dr. Wilson Almeida (Casa Internacional de São Tomé e Príncipe), José Carlos Tiago de Oliveira (?), Dr. Mário Matos (Presidente da Fundação Casa de Macau), Eng. António Ramos Pires (Associação Portuguesa para Qualidade – APQ), Alberto Araújo, Timor L/L e Presidente da Direção da PISCDIL. (VER Acta).

– 01mai2017 – Registo, simbólico, electrónico (on line) do Programa de Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania (FLNC) na Inspecção Geral de Actividades Culturais (IGAC).

– 03mai2017 – Pagamento do registo, por transferência bancária, através da Caixa Geral de Depósitos, no valor de 29,80€ (vinte e nove euros e oitenta cêntimos).

– 16mai2017 – Terceira Reunião entre PISCDIL e ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), Rua Almerindo Lessa, Monsanto, Lisboa. Objeto: Estudar a organização conjunta ou separada de DEATES, envolvendo Academia das Ciências de Lisboa e ISCSP,  no âmbito de Formação Não-Curricular em Liderança Nacional e Cidadania.

– (cont.)

Lisboa, 22abr2017

P’la Direção da PISCDIL

Alberto Araújo, Presidente

Relatório de Atividades 2018

As atividades de 2018 foram coordenadas e convergiram no sentido de descobrir e conseguir parcerias ou cooperação para a concretização do Projeto de Formação em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania.

As atividades a seguir referidas situam-se no âmbito de relações escritas, através de email. Os inúmeros contactos telefónicos que convergiram e se seguiram para tais relações escritas não estão aqui referidos.

Começando com as REUNIÕES e partindo do acordo de estas serem por via digital, só estão aqui mencionadas aquelas que foram direta ou indiretamente expressas como tais. Assume-se, portanto, que toda a correspondência entre os membros da Direcção ou Órgãos Sociais da PISCDIL, incluindo os amigos e possíveis parceiros, tiveram como intenção implícita provocar reações/respostas por parte dos destinatários.

Fundamentalmente, as Reuniões e toda a correspondência tiveram um duplo objetivo comum: a) Protocolos de Cooperação no âmbito de Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania entre a Academia das Ciências de Lisboa/Instituto de Altos Estudos (ACL/IAE) e as Instituições Formadoras interessadas das Comunidades Lusófonas. b) Cooperação, formal ou informal, de todas as entidades interessadas na Formação Não-Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania, através de DEBATES À DISTÂNCIA.

Este ano, em vez da estrutura cronológica geral e habitual, optamos por uma cronologia setorial:

REUNIÕES

– 06março – Universidade Nova de Lisboa: sondagem de possibilidades

– 12abril – Universidade Católica de Brasília, através de uma série de tentativas por parte do nosso Vice-Presidente Ricardo Amaral Pessôa, em Portugal, e do (seu irmão) Eduardo Henrique Amaral Pessoa – Via WhatsApp.

– 20junho – Presença na Inauguração da Sede da da sua Representação Permanente em Portugal, Av. 24 de julho, nº 118. Seguiram-se uma série de reuniões, tendo como objetivo Assinaturas de Protocolos de Cooperação com ACL/IAS e PISCDIL, algumas das quais serão seguidamente mencionadas.

– 26 junho – Primeira Reunião entre PISCDIL e g7+ (foto)

– 01agosto – Segunda Reunião entre PISCDIL e g7+

– 03agosto – Proposta de comemoração conjunta com outras organizações do Dia Mundial dos Estudantes – 11nov2018.

-09setembro – Projeto de Ensino à Distância da Língua Portuguesa/Lusófona, orientado para parceria ou cooperação da PISCDIL e CPLP/IILP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com Sede em Cabo Verde).

11setembro – Definição da temática para o II Congresso Nacional da PISCDIL, tendo como temática: Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento por parte de cada uma das Comunidades/Estados lusófonas interessadas (PED, Longo, Médio e Curto Prazo).

04outubro – Calendarização da reunião entre ACL/IAE e g7+

29outubro – Reunião entre ACL/IAE, PISCDIL e g7+

19novembro – Assinatura de Protocolos de Cooperação entre ACL/IAE e g7+, lograda/adiada.

Em busca de parcerias e protocolos de cooperação entre ACL/IAE, PISCDIL e Instituições Formadoras lusófonas interessadas na concretização do PROJETO LUSÓFONO – Formação em Liderança da Nacional/Nacional e Cidadania:

> ANGOLA

– 20março – Secretária Pessoal do Magnifico Reitor da Universidade Católica de Angola – UCAN

– 21maço – Secretário Geral da UCAN

– 23março – Secretaria do Magnífico Reitor

– 25março – Reitoria da UCAN

– 04, 07ABRIL – Reitor da UCAN

> BRASIL

– 24,25,26janeiro – Novo intermediário, Eduardo Henrique Amaral Pessôa, e representante do Vice-Presidente da PISCDIL por Brasil, Ricardo Amaral Pessoa. Vem continuar os contatos no Brasil, iniciados nos anos anteriores, Álvaro Amorim Pinto.

– 02fevereiro,01,12abril – Reitoria da Universidade Católica de Brasília – UCB.

– 22junho – Vice-Presidente da UCB.

– 15JULHO – Centro do Ensino Superior de Vitória – CESV.

– 04AGOSTO – Agente de investimento internacional António Távora, Pastelaria Suíça, Lisboa.

– 27novembro, 06dezembro – Centro Universitário de Brasília – UNICEUB.

> CABO VERDE

– Contatos telefónicos, sem correspondência escrita: em compasso de espera pelo início do Curso de Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania, após a Assinatura de Protocolos de Cooperação, realizada na Academia das Ciências de Lisboa, em 18 de abril de 2017 (foto).

> GUINÉ BISSAU

– 21agosto – Reitor da Universidade Piaget de Guiné Bissau – Inscrições de candidatos e condições para o funcionamento da Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania.

– Em compasso de espera pelo início do Curso de Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania, após a Assinatura de Protocolos de Cooperação com a Academia das Ciências de Lisboa, realizada via Internet, em 05 de outubro de 2015.

> MOÇAMBOQUE

– 23janeiro – Mais um novo intermediário, a enriquecer os anteriores, Paulino Alface.

– 17fevereiro – Encontro com Deputado pela Diáspora da Europa e do Mundo e Professor Rui Sixpence, na Embaixada de Moçambique em Portugal.

– 30novembro – Homenagem ao Samora Machel Júnior. Em busca de parcerias em Moçambique.

> PORTUGAL

Sem referir as outras universidades anteriormente contatados:

– UCoimbra

– 16,20maio – Coordenadora de Programa de Ensino à Distância da UCoimbra

– 06novembro – Vice-Reitora da UCoimbra.

– 08novembro – Reunião com Vice-Reitora UCoimbra.

– 15fevereiro2019 – O Programa de ENSINO À DISTÂNCIA da PISCDIL não se enquadra no Programa Geral da UCoimbra. Possibilidade de realização com o Projecto Especial de Ensino à Distância da UCoimbra.

– UMinho

– 16maio,06junho – Diretor de Departamento de Ensino à Distâancia UMinho.

– 17julho – Resposta: “Não se enquadra com a missão atual de Ensino à Distância da UMinho”.

– UNLisboa

– 06março – Diretor do Departamento de Ensino à Distância da UNL.

– 21maio – Resposta: “Não temos Departamento de Ensino à Distância”.

> SÃO TOMÉ E PRINCIPE

– 28maio, 21agosto, 06novembro: Solicitando Inscrições no projeto Formação em Liderança Nacional e Cidadania.

– Em compasso de espera pelo início do Curso de Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania, após a Assinatura de Protocolos de Cooperação com a Academia das Ciências de Lisboa, realizada em 02 de outubro de 2015.

> TIMOR LESTE/LOROSA’E

– Contatos frequentes, via WhatsApp e email, no sentido de alargar as inscrições no Projeto/Programa Formação em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania. As listas de inscrição foram sendo atualizada.

– Em compasso de espera pelo início do Curso de Formação Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania, após a Assinaturas de Protocolos de Cooperação com a Academia das Ciências de Lisboa, realizadas30 de julho de 2015 e 23 de novembro de 2017.

> G7+ Representação Permanente de Portugal

– 20junho – Inauguração da Sede do g7+ – Representação Permanente de Portugal.

– 26 junho – Primeira reunião entre Direção da PISCDIL e g7+: Apresentação do PROJETO-MAUBISSE/PROJETO-LSÓFONO, Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação/Nacional e Cidadania.

– 02, 06, 12, 29, 31julho: Esclarecimentos sobre as propostas da Primeira Reunião.

– 01agosto – Segunda reunião entre a Direção da PISCDIL e g7+.

– 02, 31aosto, 07setembro, 04,19outubro – Preparação da Assinatura de Protocolos de Cooperação entre Academia das Ciências de Lisboa e g7+.

– 29outubro – Reunião entre ACL, PISCDIL e Representante do g7+.

– 20dezembro – Agendamento Assinatura de Protocolos de Cooperação entre ACL e g7+ : adiada.

>  CPLP

– 28agosto – Audiência com a Secretária Executiva da CPLP, Dr.ª Maria do Carmo Silveira: Apresentação do PROJETO LUSÓFONO, Projeto/Programa Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação/Cidadania, proposta de Programa de Ensino à Distância da Língua Portuguesa/Lusófona.

– 16setembro – Proposta de Programa de Ensino à Distância da Língua Portuguesa/Lusófona.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Relatório de Atividades 2019

– 10jan2019 – Reunião com Adido de Educação da RDTL em Lisboa. Em busca de parcerias para o Projecto-Maubisse / Projecto Lusófono de Formação em Liderança da Nação e Cidadania (FLNC).

– 10jan2019 – Reunião do Directora da Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE), Prof. Dr.ª Sandra Cida. Em busca de PARCERIAS e de um espaço para actividades da PISCDIL.

– 16jan2019 – Primeiro contacto telemóvel com Instituto de Educadores Globais de Brasília, Brasil, Prof, Dr.ª Cláudia Arantes. Fruto dos esforços do Vice-Presidente da PISCDIL por Brasil, Dr. Ricardo Amaral Pessôa. (foto três profs.as)

– 22jan2019 – Primeiro Debate à Distância, no âmbito de Formação Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania. Organizado em parceria com a Direcção da EPGE, Professores e alunos. Temática escolhida por EPGE: “O meu lugar no mundo – Liderança individual e cooperativa”. (fotos)

– 22jan2019 –  Lançamento do primeiro curso de Formação em Liderança da Nação e Cidadania, Conferência de Prof. Doutor Adriano Moreira: “As comunidades lusófonas e um mundo em rupturas”.

– 28jan2019 – Reunião com Arq. Odete Fernandes, nova Direcção da APQ (Associação Portuguesa para Qualidade). Renovação do Protocolo de Cooperação com PISCDIL, firmado em 28 de abril d 2016, na Casa Internacional de São Tomé e Príncipe em Lisboa. (Fotos).

– 04fev2019 – Início do primeiro curso de Formação em Liderança da Nação e Cidadania: “Ciências Sociais e Humanas”, Cátedra EDUWELL, Academia das Ciências de Lisboa /Instituto de Altos Estudos.

– 23fev2019 – Reunião da Assembleia Geral da PISCDIL, Colégio Universitário Pio XI, Lisboa. OT: …(Fotos?)

– 04mar2019 – Reunião com a Associação de Estudantes de ISCTE (Instituto Superior de Ciências Tecnológicas. Em busca de parcerias para a organização do Dia Mundial dos Estudantes, 11 de novembro de 2019. (Fotos).

– 22mar2019 – Reunião com MIL/PASC (Movimento Internacional Lusófono e Plataforma Activa da Sociedade Civil), Prof. Doutor Renato Epifânio, Palácio de Independência, Lisboa. Em busca de Protocolos de Cooperação com PISCDIL.(Fotos)

– 30mar2018 – Assembleia Geral extraordinária da PIACDIL, 16h-18h, Colégio Universitário Pio XII, Lisboa. OT:  (FOTOS).

– 06abr2019, 17h30 – Reunião com a Direcção de Uma Luik Salurik, Associação Timorense. Em busca de protocolo de cooperação no âmbito da ealização do Projecto Maubisse –  Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania. (Foto?).

– 08abr2019, 15h00 – Reunião com Presidente da Fundação Casa de Macau. Contribui com 570,00€ para o contrato de aluguer do Sistema de Transmissão à Distância para os Debates à Distância, contrato total no valor de 1.402,20€, sendo a restante soma paga pela família Alberto Araújo.

– 09abr2019, 15h30 – Reunião com Prof. Doutor Adriano Moreira, Presidente do Instituto de Altos Estudos (IAE) da ACL. Apresentação de Ponto de Situação do Programa de Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania.

– 12abr2019, 10,30 – Reunião com uma responsável de uma Associação de Estudantes da Universidade Nova de Lisboa, tendo como objectivo a comemoração do Dia Mundial de Estudantes, 11 de novembro de 2019, evento subordinado à temática: Liderança da Nação e Cidadania.

– 27abr2019 – 10º Aniversário da fundação do MIL (Movimento Internacional Lusófono, Sede das Associações Caboverdianas, Rua Duque de Palmela, 2-8º, tMmbém Sede provisória da PISCDIL. (FOTOS)

– 07MAI2019, 9H30-12H00 – ii Encontro sobre Mobilidade Académica, organizado por CPLP. Prspectivas da PISCDIL:  Mobilidade Digital, mais que mobilidade física. Fotos)

– 14mai2019 – Ensaio do Equipamento de Transmissão de Debates à Distância, empresa VEEDEEO, Escola Profissional Gustave Eiffel Amadora Sede, Prof. Doutor Paulo Gonçalves.

– 21mai2019, 11h00 – Audiência com o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Fernando Ribeiro Telles, representado por…. Apresentação Ponto de Situação do Projecto Lusófono Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania. (fotos

– 24mai2020, 10h00 – Debate à Distância no âmbito da Formação Não Curricular em Liderança e Cidadania, Pivô Prof. Doutor Fernando Nobre, A Lusofonia e a Saúde no Mundo, Escola Profissional Gustave Eiffel Amadora Sede. fotos

– 28mai2019 – Primeira conferência sobre Fragilidade dos Estados, organização conjunta de g7+ e Clube de Lisboa, Edifício Comité Olímpico de Portugal, Travessa da Memória, 36. Em busca de parcerias ou protocolos de cooperação com PISCDIL.

– 07JUN2019 – Debate à Distância, FNCLNC, Pivôs Arquitectos José Manuel Fernandes e Maria de Lurdes Janeirinho,  “A Cidade de Expressão Portuguesa – uma realidade histórica e um legado multi-cultural”.  Auditório Brazão Farinha, Escola Profissional Gustave Eiffel Amadora Sede (EPGE).

– 21jun2019, 12h15 – Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Ferrnando Medina, delegado em Vereador Manuel Grilo, reencaminhado para Departamento da Direção de Direitos Sociais, Dr. Paulo Santos. Reunião adiada, por motivos de mudança de escritórios. Nunca foi realizada. Procurando uma Sede para PISDIL e/ou um espaço equipado para Debates à Distância.

– 25jun2019, a partir das 09h30 – Primeira Conferência sobre Fragilidade dos Estados, organização conjunta de g7+ e Clube de Lisboa, Edifício EDP, Av. 24 de julho, 12. Continuando à procura de Parcerias e/ou protocolos de cooperação com PISCDIL

– 28jun2019, 11h00 – Debate à Distância, FNCLNC, Pivô Eng. António Ramos Pires, já Presidente da Direcção da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), “Qualidade, Cidadania e Boa Governação”, Biblioteca Orlando Ribeiro, Estrada de Telheira, 146.

– 16jul2019, 11h00 – Reunião com Vereador Agostinho Marques, em representação da Presidente da Câmra Municipal da Amadora. Continuado à procura de uma Sede para PISCDIL e de um espaço para Debates à Distância. Reencaminha para Dr. Hugo Cipriano, Complexo Desportivo Monte da Galega e para a Direcção da Biblioteca Municipal da Amadora. (Foto).

– 23jul2019, 14h00 – Reunião com a Directora da Bibliotec Municipal da Amadora, Dr.ª Ângela Rodrigues. Procurando um espaço pro bono ou o aluguer do Auditório da Biblioteca para Debates à Disância. Fotos

– 09ago2019 – Reunião, via WhatsApp, com Dr. Alvimar Pinto, representante do Vice-Presidente da PISCDIL por Brasil. Assinatura de Protocolos de Cooperação com ACL/IAE, agendada para novembro de 2019. Evento não realizado.

– 11set2019, 10h00 – Contacto, via WhatsApp, com Prof. Doutor Leonardo Lúcio Vieira Machado, Universidade Federal do Espirito Santo, Brasil, graças à mediação do Vice-Presidente por Brasil, Dr. Ricardo Amaral Pessôa. Mais uma tentativa para constituição de um grupo representativo nacional para assinatura de Protocolos de Cooperação com ACL/IAE, no seguimento dos anteriores com Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor L/L.

– 24set2019 – Audiência com Prof. Doutor Adriano Moreira, Presidente do Instituto de Altos Estudos e promotor da Cátedra EDUWELL. Ponto de situação do Programa Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania. Convite para almoço de homenagem.

– 27set2019, 12h30 – Reunião com Adido de Educação da RDTL em Lisboa, Dr. Natalino Gusmão. Apresentação e ponto de situação do Projecto-Maubisse / Projecto-Lusófono Formação em Liderança da Nação e Cidadania. Em busca de cooperação ou protocolos de cooperação. Comemoração conjunta do Dia Mundial de Estudantes, 11 de novembro 2019.

– 28-29set2019, dois dias inteiros – Participação no “Open Call – Festival Palco do Mundo 2019, Jardim do Cerco, Câmara Municipal de Mafra, Coordenação de Unitygate. Stand: Promoção/Divulgação de Associações e outros – Divulgação do Programa de Formação em Liderança da Nação e Cidadania. Algumas visitas muito úteis, nomeadamente a do Professor e Investigador da Universidade de Católica de Lisboa, Nuno Emanuel André, posteriormente Vice-Presidente da PISSCDIL por Portugal.

-28out2019, 11h30 – Reunião com já Embaixador do Brasil Dr. Lauro Moreira, promovida pelo Vice-Presidente da PISCDIL pelo Brasil, Dr. Ricardo Amaral Pessôa, Pastelaria Versalhes, Av. Da República. Objecto: Plano Estratégico de Desenvolvimento para Brasil – PED Longo, Médio e Curto Prazo. Para o Brasil, um país muito extenso, com uma população muito numerosa e com uma estrutura sociopolítica complexa, é utopia pensar nesta perpectiva, pensa o alto membro do governo brasileiro. fotos

– 23nov2019 –  6º Debate à Distância. Pivô: Dr. António Carlos, Coordenador de Saúde, Zona CM Amadora. Temática: “SNS (Sistema Nacional de Saúde) e (Liderança da Nação) Comunidades Lusófonas)”. Local: Auditório Fernando Piteira Santos, Biblioteca Municipal da Amadora.

– 14dez2019, 11h00 – 7º Debate à Distância. Pivô: Dr. Américo Ferreira, já Director Executivo das Águas de Portugal, Presidente da Direcção da PASC (Plataforma Activa da Sociedade Civil). Temática: Liderança da Nação e “Cooperação Lusófona nas Infraestruturas”. Local: Auditório Fernando Piteira Santos, Biblioteca Municipal da Amadora. Fotos

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Relatório de actividades 2020

01jan2020 – Publicação de “Debates à Distância – Procedimentos e Calendarização através do Site da PISCDIL – http://plataformadadiasporalusofona.org.

01jan2020 – Publicação de “Dossier PISCDIL” através do Sítio da PISCDIL – http://plataformadadiasporalusofona.org

02jan2020 – Envio d “Programa de Ensino à Distância da Língua Portuguesa/Lusófona para Instituto de Educadores Globais de Brasília e para Universidade Federal do Espírito Santo do Sul – UFES.

– 10jan2020, 14h00 – Em busca de associações de estudantes lusófonos, portuguesas, diáspora e interior, reunião com o Presidente das Associações Moçambicanas, Rui Bauhofer. Objecto: Apresentação da PISCDIL; ponto de situação do Programa de Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania – possibilidades de inscrição de candidatos na Cátedra EDUWELL, Academia das Ciências de Lisboa / Instituto de Altos Estudos (ACL/IAE).

– 16-17jan2020 – The Global Coucil for Tolerance and Peace e Academia das Ciências de Lisboa. No seguimento da assinatura de Protocolo de Cooperação entre as duas entidades, em 12 de novembro de 2019: dois dias de ENCONTRO MUNDIAL entre ORGNIZAÇÕES que tem trabalhado no mesmo objectivo de estabilidade da PAZ MUNDIAL. Univrsal Peace  Federation esteve representado pelo seu Secratary Generakl Middle East/North Africa, Dr. David Fraser Harris, englobando Federação Universal da Paz, com Sede em Barcarena, Sintra, e, conjuntamente PISCDIL, no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado no Dia Mundial da Mulher comemorado na Biblioteca Municipal de Loures, 16 de junho de 2019. Objectivo da PISCDIL: descobrir PARCERIAS MUNDIAIS que têm investindo na Formação em Liderança da Nação e Cidadania, assim como Timor Lete/Lorosa’e, desde 2020, Comunidades Lusófonas, desde 2013 e ACL/IAE, desde 2015. Fotos

– 22Jjan2020, 14h00 – Reunião entre PISCDIL e FAIP, CC Colombo. FAIP: Faculdades (4) do Ensino Superior Paulista do Interior, organização liderada por xxxxxxx, mantida por ACIP (Associação Cultural e Educacional )do Interior Paulista. Protocolo informal de Cooperação no campo do Programa de Formação em Liderança da Nação e Cidadania,  com intuito da futura Assinatura Formal de Cooperação. fotos

– 23jan2020 – Reunião, via WhatsApp, entre PISCDIL e um grupo da Universidade Federal do Espírito Santo Sul, Brasil, evento promovido pelo Vice-Presidente da PISCDIL, Dr. Ricardo Amaral Pessôa e o seu representante no Brasil Sul, Dr. Alvimar Pinto. Objecto: continuando mais uma tentativa para encontrar uma PARCERIA local, no imenso Brasil, decidida a assinar Protocolos de Cooperação com PISCDIL e ACL/IAE.

– 11fev2020, 10h30 – Reunião com Presidente do Instituto de Altos Estudos /Academia das Ciências de Lisboa, Prof. Doutor Adriano Moreira. Objecto: Ponto de situação da Formação Curricular e Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania; preparação do II Congresso da PISCDIL, agendado para 27-28 de novembro de 2020, subordinado à QUESTÃO: Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento. foto

– 13fev2020 – Palestra “Está a Europa condenada a perder a competição com a Ásia?”, conferencista Dr. José Manuel Durão Barroso e outros. Organização da Câmara Municipal de Municipal de Mafra, com a inauguração dos seis ORGÃOS DE TUBO  DO Convento de Mafra. Objectivo da PISCDIL: descobrir PARCERIAS, individuais e colectivas, antigas e novas, no campo de Formação em Liderança da Nação e Cidadania. fpotos

– 18fev2020, 18h00 – Audiência com o Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Dr. Ferro Rodrigues, representado por Deputado Porfírio Silva, Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da CPLP, acompanhado por Assessor Parlamentar da AR, Dr. Rodrigo Knopfli. Objecto: Apresentação do Projecto PISCDIL e Ponto de Situação do Programa de Formação em Liderança da Nação e Cidadania; solicitação de apoio institucional e operacional. Fotos

-26fev2020, 17,00-18h00 – Videoconferência com o grupo ABIPIR ( Associação Brasileira Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores) associada a IFIA (International Federation of Inventors Association). Evento promovido pelo Vice-Presidente da PISCDIL pelo Brasil, Dr. Ricardo Amaral Pessôa, e pelo seu representante no Brasil, Eng. Alvimar Pinto, com a participação de Prof. Doutor Alessandro Coutinho Ramos, Universidade Vila Velha (UVV) e com Dr. Marcelo Vivacqua, Secretário de Inovação do Estado Espírito Santoe Gerente de Ciência e Tecnologia e Inovação de SECTI

– 11mar2020, 12h30 – Reunião com Adido da Educação da RDTL em Portugal, Dr. Natalino Gusmão, e Prof. Dr. Pedro Nunes, … Objecto: Ponto de situação do Programa de Formação em Liderança da Nação e Cidadania; PED e II Congresso da PISCDIL, agendado para 27-28nov2020.

– 25MAR2020 – Adiamento para 2021 dos Debates à Distância agendados para março e abril de 2020, em virtude da pandemia Coronavírus /COVID 19.

– 18abr2020, 17h00 – Conversa via WhatsApp Dr. Marcelo Vivacqua, Grupo ABIPIR. Objecto: Ponto de situação do processo de Protocolos de Cooperação com Academia das Ciências de Lisboa / Instituto Altos Estudos, no âmbito da Formação Curricular em Liderança da Nação e Cidadania. Agendamento de uma próxima reunião entre PISCDIL e o grupo de Espirito Santo, Brasil.

– 19abr2020, 14h00 – Conversa via WhatsApp com Eng. Álvaro Amorim, representante no Brasil do Vice-presidente da PISCDIL, Dr. Ricardo Amaral Pessôa. Agendamento para a semana seguinte ou próxima de Videoconferência via ZOOM entre PISCDIL  e o grupo de Espirito Santo Sul, Brasil.

.