Liderança Profissional da Nação – Damão e Diu

Liderança Profissional da Nação vs Liderança Amadora da Nação

  • Debate à Distância

  • TEMÁTICA: Liderança Profissional da Nação

  • DATA: 30 DE MAIO DE 2020.

  • HORA:  11h00 de Portugal e horas correspondentes das Comunidades Lusófonas.

  • LOCAL: ZOOM – Videoconferência, com capacidade para 100 participantes, para mais de duas horas de duração.

  • COMO PARTICIPAR: Cada interessado receberá, através do seu email pessoal: Link, ID e Senha

Membro Fundador e Vice-Presidente da PISCDIL por Damão e Diu

Pe. António Colimão

 

Texto/Síntese da sua Comunicação, 5 (cinco minutos). Será publicado, logo que possível, O Texto Completo, sem limitações de páginas ou palavras. Estará à disposição dos interlocutores para quaisquer questões sobre a temática.

 

“LIDERANÇA PROFISSIONAL DA NAÇÃO”.

Não obstante, a minha formação académica, quer Filosófica/Teológica, para o Sacerdócio Católico, e quer, a seguir a essa Formação, eu tenha também deambulado pelas Ciências Políticas na Universalidade de DARWAR, em Belgaum, ÍNDIA, por um princípio, assumido, desde o início do meu Sacerdócio – o de não me emiscuir na Política, – envolveu-me, de uma couraça de proteção que ajudou muito na minha vida Pastoral!
Isso não quer dizer que me tenha alheado da política, visto considerar o ser humano ,”um animal politico”! Como cidadão do nosso mundo democrático, sempre fiz a minha leitura política, exercendo sempre o meu direito e dever cívico!

NÃO é tarefa fácil liderar, não só um grupo de pessoas, e, muito mais, uma Nação, para o qual se exige não apenas altas qualificações, espertezas ou pertencer a esse ou aquele grupo político!

O Mundo sempre teve figuras que deram exemplo de bons “Lideres” e a História regista com orgulho os seus nomes, pois conduziram com sabedoria os Povos, como também pessoas que foram um DESASTRE para esses Países, quer levando-os à Formas Ditatoriais, amordaçando e tirando toda a Liberdade ao Povo! Infelizmente continua a haver, hoje, governantes, com essas características!!!

EXISTEM, no Mundo Democrático, muitas maneiras de adquirir profundos conhecimentos, Escolas e Cursos de Formação, para que NÃO FAÇAM PARTE DOS GOVERNOS ou LÍDERES – amadores, “paus mandados” a soldo dos Grupos Politicos, quer sejam da Direita ou da Esquerda – pessoas ávidas de PODER, de PRESTIGIO/NOME ou de Dinheiro. Infelizmente, SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS ESSAS PESSOAS…!!!

Deixo aos outros intervenientes deste Painel um desenvolvimento clássico e permitam-me que vá buscar um exemplo bíblico que os Actos dos Apóstolos nos relatam (Act.6,3)…!
Uma crítica interna, logo no início da Igreja nascente, por haver alguma descriminação no serviço diário das viúvas helenistas ou de influência grega, levou os Apóstolos a criar um órgão de ajuda ou Diaconia, escolhendo 7 pessoas, com 3 grandes qualidades:
“BOA REPUTAÇÃO, CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E SABEDORIA” !
Estas 3 vetores incluem tudo o que é de bom num Lider, como também excluem o que é prejudicial !

Dai, TELEGRAFICAMENTE direi que um LIDER tem de:
A) ESCOLHER uma Equipa de Homens/Mulheres competentes e inteligentes;
1) ESTIMULAR e ABRIR novos caminhos para a sua equipe produzir resultados e alcançar sucesso.
2) Liderar pelo exemplo
3) TER inteligência coletiva e emocional
4) Saber tomar decisões
5) Saber reconhecer os méritos da sua Equipa
6) SABER DIALOGAR com os Parceiros e também com a OPOSIÇÃO
7) Reconhecer os limites pessoais.

Pe António de Oliveira Colimão
Restelo, Lisboa, 21 de Maio de 2020.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *