Galiza
GALIZA
Academia Galega da Língua Portuguesa
- Comunidade Autónoma de Espanha.
- População – 2.762.189 (2015).
- População na diáspora – ?
- Área – 29.574 km2.
A língua galega é a língua própria da Galiza, e assim foi reconhecida legalmente no seu Estatuto de Autonomia, tornando-se uma das suas línguas oficiais. A outra língua oficial é o castelhano. Além disso, em várias comarcas de Leão e Astúrias, que limitam com o oriente da Galiza, comarcas, separadas da Galiza administrativa no século XVIII, fala-se também galego. Estas comarcas são reivindicadas por uma parte do nacionalismo galego como pertencente à nação galega.
Disputa linguística
Não existe consenso quanto à relação entre a língua galega e a língua portuguesa. A postura oficial na Galiza afirma a total distinção entre ambas línguas, não havendo nenhuma menção desta semelhança no Estatuto autonômico, o qual prevê apenas a Real Academia Galega como competente para determinar a normativa da “língua própria” da Galiza. Porém, no atual acordo ortográfico (2003) é feita uma referência ao português como critério utilizado à hora de elaborar a norma.
Apesar da aparente apatia do governo local até 2014, quando aprovou a “Lei 1/2014 para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia”, existe, na Galiza, um movimento reintegracionista que defende a tese de que a língua portuguesa e o galego nunca se separaram realmente, sendo variantes ou dialetos da mesma língua, tal como o português de Portugal e o português brasileiro. Denominam, à variante da Galiza, galego, galego-português, portugalego ou português da Galiza.
Em 2008 foi constituida a Academia Galega da Língua Portuguesa.
Galiza
P’a Direção da PISCDIL – Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona
Lisboa, 14ago2017
Alberto Araújo
Presidente Direção