Angola
- Independência – 11nov1975.
- População – 25.789.024 hab. (2014).
- População na diáspora – ?
- Área – 1.247.7oo km2.
O português é a língua oficial de Angola. De entre as línguas africanas faladas no país, algumas têm o estatuto de língua nacional. Estas assim como as outras línguas africanas são faladas pelas respectivas etnias e têm dialectos correspondentes aos subgrupos étnicos.
A língua com mais falantes em Angola é o umbundu, falado pelos Ovimbundu na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. É língua materna de cerca de um terço dos angolanos.
O kimbundu (ou quimbundo) é a segunda língua mais falada – por cerca da quarta parte da população, os Ambundu que vivem na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza Sul. É uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital e do antigo Reino do Ndongo. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa.
Embora as línguas locais sejam as habitualmente faladas pela maioria da população, o português é a primeira língua de cerca de 39% da população angolana, enquanto 71% dos angolanos afirmam usá-la como primeira ou segunda língua. Seis línguas étnicas têm o estatuto oficial de “língua nacional”: por ordem de importância numérica são o umbundu, o kimbundu, o kikongo, o côkwe, o ganguela e o cuanhama. Estas línguas ocupam um certo (limitado) espaço na comunicação social, em documentos (p.ex. avisos) exarados por entidades oficiais e na educação.
P’a Direção PISCDIL – Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona
Lisboa, 13ago2017
Alberto Araújo
Presidente Direção