9º Debate à Distância – Cooperação Lusófona no Direito

Debate – centrado na Formação Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania

  • DINAMIZADOR: Pedro Velez, convidado por MIL (Movimento Internacional Lusófono)
  • QUESTÃO: Cooperação Lusófona no Direito
  • DATA: 25 de janeiro de 2020
  • HORA: 11h00
  • LOCAL: (oprtunamente

 

  • SINOPSE: Pretendemos reflectir sobre as linhas estruturais da cooperação lusófona, indicando os seus principais bloqueios e oportunidades no plano do Direito. (Aguardamos detalhes)
  • CURRICULUM:
  • Pedro Rebelo Botelho Alfaro Velez (n. 1979) Licenciado em Direito [média final de 5 (escala 0 a 6) ou 17 valores (0-20)] na FDUNL (2002).
  • Doutor em Direito (Fevereiro de 2014), na especialidade de Ciências Políticas (tese intitulada: Constituição e Transcendência: os casos dos regimes comunitários do entre-guerras), pela FDUNL, tendo sido aprovado, por unanimidade, com a qualificação de distinção e louvor, por unanimidade.
  • Para além da dedicação à investigação no quadro da preparação da dissertação de doutoramento, nos últimos anos, tem tido experiências académicas de diversa índole: na FDUNL, colaborou no ensino da Disciplina de História das Instituições Portuguesas (regência do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral);
  • Leccionou a componente prática da disciplina Direitos Fundamentais, no curso de Direito da UAL (regência do Professor Doutor José Lamego);
  • Ensinou Direito Comunitário no Centro de Estudos Judiciários, no âmbito do curso de preparação de Auditores de Justiça (a regência da disciplina a cargo do Professor Doutor Nuno Piçarra).

 

  • PARCERIAS:
  •                                                        

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

  • NOTA:
  1. MIL é Parceira da PISCDIL. Está em vigor um Protocolo informal de Cooperação. O Protocolo formal de Cooperação será firmado oportunamente.
  2. Têm um Objetivo Comum: Formação Não-Curricular em Liderança da Nação e Cidadania.
  3. Utilizam a Estratégia de Debates à Distância entre as Comunidades Lusófonas.
  4. A publicação atempada (hoje, 12ago2019) de uma Sinopse detalhada da Temática (Cooperação Lusófona – Bloqueios e Oportunidades) tem como objetivo permitir que o Debate à Distância possa envolver personalidades/especialistas e respetivos textos, obras, enfim, quaisquer publicações em papel ou, preferencialmente, em formato digital.
  5. A participação nos DEBATES pode ser: a) PRESENCIAL. b) À DISTÂNCIA. Para ambas as situações, que os interessados enviem o respetivo contato eletrônico e número de telemóvel, com um breve texto escrito. para: diasporalusofona.nov2015@gmail.com. A empresa do equipamento de Transmissão à Distância – VEEDEEO – enviará oportunamente: um Link e um número de contato. Estarão, assim, presentes na Sala de Debate.
  6. As SESSÕES serão integralmente gravadas em VÍDEO e publicadas através da Internet, juntamente com o “breve texto” atrás solicitado/proposto no Ponto 5.
  7. As SESSÕES serão integralmente gravadas em VÍDEO e publicadas através da Internet, juntamente com o “breve texto” atrás solicitado/proposto no Ponto 5.
  8. A Formação Curricular em Liderança da Nação e Cidadania – “Curso de Formação Avançada em Cidadania e Liderança” – é coordenada por Academia das Ciências de Lisboa / Instituto de Altos Estudos (ACL/IAE), em Portugal. Nas outras Comunidades-Lusófonas/Estados é coordenada pelas respectivas Instituições Formadoras assinantes de Protocolos de Cooperação com ACL/IAE,

       8,1 – O Curso é de nível de Pós-Graduação.

       8.2 – As Prelecções decorreram de janeiro a junho de 2019. Foram gravadas em    VÍDEO e colocadas na Internet. Só podem ter acesso e fazer download os candidatos inscritos.

       8,3 – A Inscrição no Curso é feita através de: https://liderancanacionalprofissional.timor-diaspora.org/

Pela Direcção da PISCDIL – Alberto Araújo, 15ago2019

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *